CASÓRIOS,  PLANEJAMENTO

Cronograma de casamento – Mais de 12 meses

views
0

Ei, princesas do Para Sempre Sim!

Conversando com algumas noivinhas, e relembrando também minhas próprias experiências, e surtos, como noiva, cheguei à conclusão de que é necessário começarmos a discutir aqui o cronograma ou checklist de casamento.

Para quem não faz nem mesmo ideia do que é isso, já adianto que é a coisa mais essencial para uma noivinha, mesmo aquelas que tenham cerimonialista.

Porque, você pode me perguntar. E eu vou te responder que mesmo as noivinhas que tem o profissional ao seu lado, precisam ficar de olho em tudo. E para as que não tem, o cronograma é a chave para não deitar sã e acordar doida.

Quero fazer com vocês praticamente um ponto a ponto porque sei que nós temos dúvidas sobre tudo e todos no casamento.

O cronograma nada mais é do que um tipo de planilha na qual se separam as tarefas que as noivas precisam fazer mês a mês, desde mais de um ano antes da grande data, se estendendo até mesmo para depois do casamento.

A nossa planilha está sendo confeccionada, e em poucos dias estará disponibilizada aqui completinha para ajudá-las, mas hoje começarei com o que você, noivinha surtada, deve levar em conta com mais de 12 meses antes do casamento.

 

12 meses +

 

  • ( ) Defina a data do seu grande dia.

As pessoas tendem a pensar que é só definir uma data em cima da hora e tá tudo certo. Não é bem assim.

Além dos serviços, que hoje tem que ser marcados com muita antecedência, não se pode esquecer dos convidados, que tem suas próprias vidas e compromissos, e por isso, precisam saber sua data com antecedência para se planejarem.

 

  • ( ) Defina seu orçamento. Converse com seu noivo e até com seus pais, caso eles forem contribuir.

Para começar o planejamento, deve-se ter a exata noção dos valores envolvidos. Partindo daí é que se saberá quais os limites devem ser obedecidos.

 

  • ( ) Comece a pesquisar sobre o seu grande dia, descobrir seu estilo de festa favorito, o horário, o tipo de recepção, enfim, tudo o que envolva.

Novinha princesa, o teu planejamento deve começar antes de um ano, para quando se dirigir aos fornecedores não restarem dúvidas.

Nada pior do que chegar no decorador, por exemplo, vendo todos aqueles ambientes lindos de estilos diferentes, e ficar surtada em dúvida desse ou daquele estilo.

Então, amora, se jogue nas fotos e nos vídeos, passe horas pesquisando, e lembre-se que é o seu gosto, seu casamento deve espelhar o que você mais ama, e não sua mãe, irmãs, amigos…

 

  • ( ) Em conjunto com a tarefa de cima, crie pastas no computador ou dispositivo que desejar, para salvar todas as planilhas, imagens de referência e o que desejar.

Você não quer tentar explicar pro seu fornecedor com suas palavras algo que pode mostrar a ele em concreto, certo? Então, vá fundo no Tumblr, Pinterest, WeHeartIt, blogs e instas de casamento, procurando aquilo que mais agrada seus olhinhos e coração.

Querendo puxar pro nosso lado, no nosso IG, o @noivasbr, tem uma gama imensa de fotos, que a nossa linda Blogueira Samela seleciona com cuidado para vocês.

Mas salva tudo bonitinho e separadinho em pastas específicas para isso. De preferência, uma para cada coisa.  Por exemplo, uma pasta principal de nome “Casamento”, contendo dentro dela várias outras pastas denominadas “Vestido de Noiva”, “Decoração”, “Planilhas de Gastos”, “Vestidos das Madrinhas”, e etc…

 

  • ( ) Visite os locais que imagina sua festa de casamento

Dê asas a sua imaginação conhecendo os locais nos quais deseja sua festa. Chega lá e sinta o clima, tente imaginar como tudo ficará pra decidir melhor.

 

  • ( ) Reserve a igreja e
  • ( ) Defina o local da festa do casamento

Você deve fazer isso o quanto antes!

Não se esqueça, princesa, que, assim como você, tem muitas outras princesas se casando, e elas podem querer a sua data, seu horário na mesma igreja e local de festa que você.

Te apavorei? Que bom, foi esse o objetivo.

 

  • ( ) Planeje sua festa de noivado, marque o local, defina os convidados, cardápio, decoração.

Esse é um ponto totalmente opcional. Mas se quiser uma festa de noivado, é melhor planejar com bastante antecedência para não ter dores de cabeça indesejadas.

 

  • ( ) Comece sua lista de convidados.

Pode parecer desnecessário, mas creia em mim, NÃO É!

A lista de convidados vai ser um dos pontos principais. Alimentação e decoração são coisas definidas com base na quantidade de pessoas que irão à sua festa.

E, Meu Deus, que coisa trabalhosa! Brota gente do chão, do ar, do Sol, de onde você menos imagina aparece gente. Mas, seja criteriosa, e escolha pessoas que participaram da sua história, que você ame e que não vão trazer nenhum tipo de sentimento ruim para o seu grande dia.

 

  • ( ) Entreviste assessoras, pelo menos 03, para que decida qual preferiu.

Para as noivetes que contratarão assessoras, já corra atrás.

 

  • ( ) Pesquise os fotógrafos de casamento.
  • ( ) Pesquise os cinegrafistas de casamento.

Foto e filmagem é o que tu vai guardar pra vida!

Do que adiantaria escolher todos os detalhes com todo amor e carinho, se quando fosse olhar as fotos e o vídeo depois pensasse “O que eu fiz da minha vida ao escolher esses profissionais?”.

Cada profissional tem seu estilo, e você precisa se identificar e gostar do que for escolher. Então, pesquise os que estão mais ao seu alcance em sua região, olhe portfólios, sites, blogs e tudo o que tem direito.

Bem, minhas princesas lindas do Para Sempre Sim, espero tê-las ajudado bastante nesse início de programação para o tão sonhado grande dia.

Fiquem sempre atentas a tudo que envolva o planejamento. Eu estarei ao menos mês a mês com os demais pontos da checklist.

Beijinhos

Até a próxima =*

 

Obs: aceitamos sugestões sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *